
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O governador Wilson Lima esteve em Tapauá, a 449 quilômetros de Manaus, nesta quinta-feira (18), para entregar novos cartões do Auxílio Estadual, inaugurar o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) e realizar ações voltadas à assistência social. As atividades fazem parte das comemorações pelos 70 anos de Tapauá.
Ao todo, foram entregues 300 cartões do Auxílio Estadual, programa de transferência de renda que garante segurança alimentar a famílias em situação de vulnerabilidade e movimenta recursos no comércio local.
“O Auxílio Estadual é um benefício aprovado pela Assembleia Legislativa e é importante para garantir alimento na mesa daquelas pessoas que mais precisam. É um cartão que pode ser utilizado no mercadinho, na farmácia, o beneficiário pode ir e fazer as suas compras”, afirmou Wilson Lima.
Para ter acesso ao Auxílio Estadual, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda per capita de até meio salário mínimo e idade mínima de 18 anos. Famílias chefiadas por mulheres, idosos, pessoas com deficiência ou com maior número de crianças têm prioridade. Informações e acompanhamento do benefício estão disponíveis em auxilio.am.gov.br.
Durante a visita, Wilson Lima também inaugurou a unidade do Samic em Tapauá, que oferece atendimento a pessoas em situação de violência ou violação de direitos. O serviço é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e conta com equipe psicossocial formada por psicóloga e assistente social, responsável pelo acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento às autoridades competentes. A unidade funciona integrada à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.
“Nós vamos levar esse serviço, que vai se tornar jurídico também, onde vamos fazer atividades preventivas, atendimento psicossocial, fortalecendo a rede de proteção no município”, explicou a assistente social Adriana Souza.
Além da inauguração do Samic, foram distribuídas 500 cestas básicas e 100 kits Bebê a famílias em situação de vulnerabilidade. Também foram entregues 2.400 pacotes de absorventes higiênicos pelo programa Dignidade Menstrual, destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, com objetivo de combater a pobreza menstrual.
A agenda incluiu ainda ações do Crédito Rosa, com a entrega de cheques a empreendedoras e a inauguração do primeiro Polo do programa em Tapauá. Atualmente, 80 mulheres do município recebem os benefícios do programa, com investimento total de R$ 819,4 mil.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom